Trata-se de uma pesquisa qualitativa convergente-assistencial com o objetivo de compreender os elementos que influenciam o viver de pessoas com Diabetes Mellitus. Participaram deste estudo 26 pessoas de uma Unidade Básica de Saúde de Florianópolis - SC. Os dados foram obtidos das falas das pessoas no grupo de convivência e de entrevistas semi-estruturadas. Foram identificados como elementos que influenciam a vida de pessoas com Diabetes Mellitus: aceitação da doença, apoio familiar, incorporação dos cuidados no cotidiano, disposição na superação de dificuldades e a manutenção de ocupação/trabalho. O grupo de convivência foi considerado um elemento que contribui para um viver mais saudável ao promover a troca de experiências e o compartilhar de saberes. O papel da enfermagem é o de facilitar e oferecer suporte para a construção de novas possibilidades e qualificação do viver com sua condição crônica de saúde. Acesso ao artigo na integra.
sábado, 17 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pessoal, este artigo sobre grupos terapêuticos é muito interessante, pois mostra a realidade de um dos Centros de Saúde da Rede Municipal de Saúde de Florianópolis. Leia na íntegra.
ResponderExcluir