quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Avaliação dos Pés de Pessoas com Diabetes

Neste Link abaixo vocês terão acesso
Avaliação do Pé de Pessoas com Diabetes
Exame Neurológico
Exame dos Pés
Exame Vascular
Obs: Site elaborado p/Rita Sandoval

sábado, 17 de outubro de 2009

Viver saudável com Diabetes Mellitus - Grupo de convivência

O processo de viver saudável de pessoas com Diabetes Mellitus através de um grupo de convivência.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa convergente-assistencial com o objetivo de compreender os elementos que influenciam o viver de pessoas com Diabetes Mellitus. Participaram deste estudo 26 pessoas de uma Unidade Básica de Saúde de Florianópolis - SC. Os dados foram obtidos das falas das pessoas no grupo de convivência e de entrevistas semi-estruturadas. Foram identificados como elementos que influenciam a vida de pessoas com Diabetes Mellitus: aceitação da doença, apoio familiar, incorporação dos cuidados no cotidiano, disposição na superação de dificuldades e a manutenção de ocupação/trabalho. O grupo de convivência foi considerado um elemento que contribui para um viver mais saudável ao promover a troca de experiências e o compartilhar de saberes. O papel da enfermagem é o de facilitar e oferecer suporte para a construção de novas possibilidades e qualificação do viver com sua condição crônica de saúde. Acesso ao artigo na integra.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Doenças Crônicas

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam um dos principais desafios para a saúde pública. Ameaçam a qualidade de vida de milhões de pessoas e representam elevado custo financeiro e social principalmente para os países de baixa renda.
Hoje, há evidências suficientes para se afirmar que é possível prevenir a maioria das DCNT, bem como alterar o seu curso, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida dos indivíduos, por meio de ações para a prevenção dos principais fatores de risco para DCNT, com destaque para o tabagismo, a alimentação inadequada, o sedentarismo, a hipertensão arterial, a obesidade e o consumo abusivo de álcool.
Atento a esses desafios, o Ministério da Saúde vem executando ações que visam à promoção da saúde, prevenção e atenção às DCNT, buscando reduzir a prevalência dos principais fatores de risco e, conseqüentemente, da morbimortalidade associada a essas doenças.